domingo, 23 de novembro de 2008

3 dias 3 Noites 1/3

5ª Feira, 20 de Outubro

Tendo em vista o fim de semana ser de folga (obrigado chefe és um porreiro!não vá ele ler isto..) a 1ªa noite foi 5a feira. Zarpar do trabalho, telefonema da praxe para a rapaziada a confirmar presença, e siga apanhar o autocarro para Lx, A8 e respectiva paisagem nocturna a deslizar pela janela ao som de Machinae Supremacy (já tinha dito que estou viciado?) e eu a fazer contas a rentabilidade de um autocarro fazer-se 'a viagem apenas com 3 passageiros..
Metro, e uma sensação crescente de entusiasmo propaga-se pela carruagem a cada paragem mas perto da Baixa, passa-se do típico silêncio gritante para uma conversa geral em pelos menos 5 linguas diferentes. Grita-se em italiano, responde-se em espanholês, escreve-se sms em alemão, sussurra-se para o lado em inglês, trocam-se olhares em "engatatês" e a imaginação segue o seu curso. Não consigo deixar de sorrir. Ela também não pelos vistos. Destino final: Bairro Alto. Apesar de ir sozinho pareço fazer parte do grande grupo, seguimos em massa pelas ruas e trepamos até ao Largo Camões. O grupo desfaz-se e derrete-se pelas ruas, com um último olhar por cima do ombro, penso em largar um "cya later", não o faço e acto contínuo mergulho na multidão. Prioridade é parar no 1º tasco e abastecer com um cházinho de cevada que se faz tarde e os horários aqui são para cumprir. Já equipado com o copo na mão telefono "ondem andam pah?", desligo, e com as coodenadas recebidas ligo o Gps mental,o sitema defensivo anti-encontrão/pisadela, o radar de aproximação de grelame,o giroscópio de equilibro de líquidos em copo,o repertório de respostas rápidas,(tenho mais extras que um carro novo e também estou disponível para test-drive..) e singro rua abaixo..
"Então pessoal?", distribui-se apertos de mão, recebe-se palmadas nas costas e aquela belinha especial no pescoço..A conversa flui livre assim como as águas da malta que se alivia mais acima..Mudança estratégica de local, ainda na rua, copos na mão, a música mal se ouve cá fora, a banda sonora passa a ser as conversas dos vizinhos. Com o aproximar da hora da debandada,vulgo 2 da matina, a questão impõem-se "vamos pa onde?!", 5 indecisos, 2 com o sofá da sala em vista..boa..saldo final: 3 gajos a despedir-se da malta e a rumar ao Lux para tentar a sorte. Táxi com eles, o taxista até parece um tipo normal para os padrões habituais, tira-se a pulsação 'a noite lisboeta "..isto hoje tá bonzinho,tá bonzinho mesmo!Lux? Ui isso tá com muita malta a porta, passei pa deixar uns camones na Expo e vi.." Dez anos passados e a Expo ainda vive na mente de muita gente e na placa que indica a saída para a respectiva a seguir a Xabregas. Parque das Nações, a malta não te curte, temos pena..
Chegar, pagar e andar 30m para trás para a cauda da fila..bonito..fazem-se apostas "..pah aposto contigo como daqui a 20 min ainda não passamos daquele poste.."
Perdeu, apesar de tudo a coisa até estava a andar benzinho,andar benzinho mesmo! Eles estavam optimistas eu nem por isso, e a 3m de entrar noto uma diferença no movimento a porta e ouço a odiosa loira porteira a mudar de cassete "250 euros please, sorry we're full.." Com mil raios! Morrer na praia..Meia volta volver, 2 minutos de aceso debate, "TAXI!" "BBC sff.."
Entramos com tranquilidade para um BBC que fervilhava de gente. E que gente! O meu radar estava a entrar em colapso e a sobreaquecer, tive de o desligar sob pena de dar um jeitinho mau ao pescoço... Eu sabia que estava lá pessoal conhecido do Jimmy a trabalhar não contava era com o resto do pessoal que lá tinha ido visitar esse pessoal!Pessoalmente reconheço que esta frase já tem pessoal a mais..Grande e efusivo reencontro, abraços espalhafatosos 'a descrição patrocinados pelo alcool que parecia magicamente nunca acabar nos copos! E a carteira sem perder peso! Queeee chaaaticeeee..
Mas não podiamos deixar de recordar a perda recente..Forte e sentido abraço e respectivo brinde. "Ao Xerife!" Fala-se muito e bebe-se ainda mais e a noite continua neste ritmo, até a música parar, despedidas e convites sobrepõem-se, retrocam-se números e afinam-se detalhes para a próxima "Não te esqueças pah!" "Na boa meu na boa!"
Quebrou-se o encanto da noite, o cansaço avança, caminhamos mais ou menos tortos e começa o longo regresso a casa ao mesmo tempo que o dia vai nascendo e nos cruzamos com pessoas noutro comprimento de onda..Sinto-me estranho e deslocado, rodeado de tanta gente que está a começar o dia, chamo-lhe jetlag da night de mim para mim, e sigo contra a corrente..

Sem comentários: